Educação pública de base - realidade e desafios.

Hoje, as escolas públicas, apesar das grandes disparidades em relação aos investimentos regionais, e mais ainda, em comparação com as escolas particulares de ponta, tem movido importantes esforços para conseguir contornar os desafios empregados pelo próprio sistema capitalista e com o esforço hercúleo de muitos profissionais, estão desenvolvendo um trabalho louvável no desenvolvimento educacional dos nossos filhos.

Eu, como pai, sempre procurei oferecer o melhor para o meu filho, entretanto as condições socioeconômicas às quais estou submetido, ainda me impedem de conseguir oferecer o que há de melhor, em termos de preparação para o futuro.

Com meus conhecimentos em coaching e administração, procuro, através da multidisciplinaridade que me foi proporcionada na minha formação, tentar sobrepor os desafios que as minhas condições financeiras me impedem de vencer. Assim, nessa quarentena, tenho desenvolvido um trabalho de desenvolvimento das potencialidades do meu filho, e os resultados têm sido impressionantes.

Embora eu não tenha matriculado meu filho em uma escola "top", acho importante que ele estude em uma escola de periferia, de classe média baixa e com muitas pessoas com alto grau de vulnerabilidade socioeconômica, porque assim ele aprende a se relacionar com todas as pessoas, respeitando-as por suas diferenças e limitações e desenvolvendo maior senso de humanidade.

Considero que essa pandemia tenha imposto grandes desafios para todos nós, sobretudo para os pais e para os profissionais de educação. Para os pais, porque eles precisam entender que não podem ser omissos no processo de desenvolvimento dos seus filhos, e não mais transferir para os professores, além da co-responsabilidade do processo de aprendizagem, a educação, que é papel exclusivo das famílias. Para os professores, os maiores desafios são: lidar com as rápidas inovações tecnológicas e as dificuldades para o contínuo desenvolvimento, sem incentivos governamentais, sem condições adequadas, sem reconhecimento e salários dignos.

São necessários, esforço dos alunos na dedicação ao aprendizado, desenvolvimento de programas de capacitação dos profissionais da educação pública,  reconhecimento e rremuneração mais digna, mas principalmente que os pais reconheçam o enorme esforço que os professores fazem para preparar seus filhos para o futuro.

Pais: não reclamem da escola pública! Ajudem a escola de alguma maneira.  Ensinem seus filhos, para que respeitem os professores e sejam aplicados nas atividades. Confiram se seus filhos estão fazendo a lição. Vejam o que eles têm de dificuldades e não faltem às reuniões, pois lá vocês poderão entender como fazer para mudar a realidade dos seus filhos, a como mudar as suas realidades; a realidade do seu bairro, da sua cidade, do país, do mundo.

Professores: Compartilhem essa publicação para que possa chegar ao maior número de pessoas possível. Eu costumo dizer que tudo começa com conscientização,  mobilização e participação, para que aconteça a transformação.

Tudo começa com pequenas atitudes. O que você já fez para mudar o mundo, hoje?

Comentários

  1. Palavras que devem ser absorvidas por todos os pais que desejam um futuro melhor para seus filhos, mesmo sem condições financeiras. Sem ação conjunta de pais, professores e sociedade, não conseguiremos que nossos jovens tenham um futuro promissor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! A participação dos pais é fundamental no processo de mudança. Costumo dizer que as pessoas são o fator preponderante para a conquista de seus maiores objetivos. Ou seja, como diz a canção tema do Teleton "Depende de nós".

      Excluir
    2. Nao sou muito de acompanhar blogs etc, mas recebi o link de um amigo, e resolvi ler. Confesso que fiquei "estupefata", pois, por meio de suas palavras, Flavio Oliveira, traz à tona nossa grande LUTA: Busca constante da familia para a escola e vice versa,
      fazendo-as compreender que EDUCAR e ENSINAR são tarefas intrínsecas e competem a ambos.
      Enfim, que possamos fazer SIMMM, com que esse texto alcance o maior numero possivel de "pessoas", independente do oficio ou posto na sociedade!

      Excluir
    3. Obrigado! O meu papel, como filho de profissionais da área de educação, é contribuir para minimizar os impactos da morosidade governamental e falta de vontade política, que culmina no nosso atraso. Navegue pelo blog. Tem conteúdos importantes sobre educação e responsabilidade social aqui. Muito obrigado por seu comentário.

      Excluir

Postar um comentário