Como você enxerga o seu trabalho? Sacrificante ou prazeroso?

O chinês, K'ung Chung-ni, mais conhecido como Confúcio, nasceu em 551 a.C. e morreu em 479 a.C. Ele foi considerado o mais importante filósofo do oriente. Um de seus grandes pensamentos acerca do trabalho, foi: "Encontre um trabalho que gostes, então não terá que trabalhar nem um dia na sua vida."

Estátua de Confúcio


No mundo atual, precisamos dar um novo significado ao trabalho. Para muitos, trabalho é sinônimo de sofrimento, sacrifício. Entretanto, o trabalho também pode significar realização,  conquista, prazer, felicidade.

Você concorda com a imagem abaixo?


Depende muito do trabalho que fazemos, do ambiente onde estamos inseridos, da qualidade do relacionamento entre as pessoas e da cultura da empresa.

Se fazemos um trabalho que não gostamos, logo não estaremos 100% felizes com a situação. Porém, na vida precisamos nos submeter a situações nem tão agradáveis, porque como todos os seres humanos, temos outras necessidades primárias a serem supridas e em muitas ocasiões, precisamos sofrer um pouco, para proporcionar a nós e aos outros,  felicidade em algum aspecto da vida.

Quem não faz um trabalho que gostaria, pode desenvolver um projeto paralelo, para empreender e desenvolver as potencialidades necessárias para fazer o que gostaria em uma situação oportuna. Se planejar para o futuro é uma das coisas fundamentais para que se possa realizar os sonhos. 

Muitas vezes, para chegar a um patamar de realização, as pessoas necessitam absorver o aprendizado proporcionado pelos momentos difíceis, se tornando transcendentes, ou seja, reagindo de forma positiva às decepções e estando melhores preparadas para os novos desafios que enfrentarão.

O próximo passo, é atingir um nível de antifragilidade, não sendo mais vulneráveis às decepções e entendendo que todo sofrimento, adversidade ou derrota, tem papel essencial para contribuir com seu processo evolutivo.

Desta forma, perceberemos que o trabalho tem uma enorme valia em nosso processo de desenvolvimento e que a vida é feita de momentos alegres e tristes. Somente saberá viver, quem usar a tristeza como ponto reflexão e a alegria como opção de compartilhamento e não somente de satisfação do próprio ego.


Imagem do filme Divertidamente,  Disney


Encontrar a felicidade é poder, mesmo triste, fazer outras pessoas felizes.





Comentários

  1. Lindo texto. Eu tenho prazer com o meu trabalho, para mim fazer palestras e shows de mágica é uma alegria que não tem tamanho, sou muito feliz com o trabalho que Deus me deu o dom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Espero que o seu trabalho possa fazer as pessoas valorizarem os momentos felizes e aprenderem a lidar melhor com as frustrações e adversidades, superando-as e mantendo sempre a positividade. Um abraço a todos da família Canova!

      Excluir

Postar um comentário