Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, desenvolver habilidades comportamentais, se torna essencial.
Anteriormente, em um cenário menos exigente, bastava para se tornar empregável, que os profissionais tivessem um currículo bem elaborado, com competências técnicas necessárias para que pudessem estar aptos às exigências do cargo.
Hoje, para que um profissional se destaque no mercado de trabalho, são necessárias particularidades que façam esses profissionais atenderem as necessidades dos clientes, adaptarem-se às realidades das organizações, tendo habilidades de encarar um cenário de exigências contínuas, no concernente ao cumprimento de prazos e metas e possuindo uma visão holística da organização para melhor compreensão de seu papel na empresa e/ou melhores parâmetros para as consequências que suas tomadas de decisões implicaram no processo estrutural.
Então, se torna fulcral, desde cedo, que as pessoas conheçam o preparo emocional que deverão ter para que essas responsabilidades e suas implicações tenham resultado positivo em seus comportamentos e que reforcem a qualidade e o melhor desempenho de suas atividades profissionais e de seus relacionamentos.
Assim, as pessoas poderão entender por que as soft skills, habilidades tão imprescindíveis nos dias de hoje, são necessárias para o seu desenvolvimento humano e empregabilidade.
Anteriormente, em um cenário menos exigente, bastava para se tornar empregável, que os profissionais tivessem um currículo bem elaborado, com competências técnicas necessárias para que pudessem estar aptos às exigências do cargo.
Hoje, para que um profissional se destaque no mercado de trabalho, são necessárias particularidades que façam esses profissionais atenderem as necessidades dos clientes, adaptarem-se às realidades das organizações, tendo habilidades de encarar um cenário de exigências contínuas, no concernente ao cumprimento de prazos e metas e possuindo uma visão holística da organização para melhor compreensão de seu papel na empresa e/ou melhores parâmetros para as consequências que suas tomadas de decisões implicaram no processo estrutural.
Então, se torna fulcral, desde cedo, que as pessoas conheçam o preparo emocional que deverão ter para que essas responsabilidades e suas implicações tenham resultado positivo em seus comportamentos e que reforcem a qualidade e o melhor desempenho de suas atividades profissionais e de seus relacionamentos.
Assim, as pessoas poderão entender por que as soft skills, habilidades tão imprescindíveis nos dias de hoje, são necessárias para o seu desenvolvimento humano e empregabilidade.

Gostei da explicação. Todas as empresas deveriam dar cursos para os funcionários para que melhorem sua performance.
ResponderExcluirExistem empresas que têm Universidades Corporativas, que focam seus treinamentos tanto em hard skills (habilidades técnicas), como em soft skills (habilidades comportamentais).
ExcluirÉ um caminho para as demais empresas que prezam por se manter no mercado, principalmente na crise que vivenciamos