Educação e Escolarização - As responsabilidades dos pais e da escola para a qualidade da formação dos alunos.

Vivemos em tempos em que a educação anda em decadência e os governos estão pouco preocupados em investir em ensino de qualidade.

Os mecanismos midiáticos, ao invés de exercerem um papel informativo e educativo, conseguem muito mais alienar e deturpar os poucos valores que as famílias conseguem transmitir.

Outrossim, mesmo com deficiências estruturais e estruturantes, algumas escolas públicas e alguns profissionais das respectivas escolas, estão movendo importantes esforços para oferecer um ensino com o mínimo de condições para tentar aproximar o nível de formação dos alunos de escolas públicas ao das escolas de ponta.

No entanto é necessário que os pais estejam mais presentes no cotidiano escolar dos seus filhos, ensinando valores e incentivando práticas que objetivem melhorar o desempenho de seus filhos. É fundamental saber que a escola é lugar de aprender e que em casa também é lugar de estudar, revisar e reforçar o aprendizado.

Os governantes precisam investir em melhorias na educação, e condições adequadas para as escolas e programas que garantam satisfação e motivação dos profissionais envolvidos no processo de escolarização.

Enfim, professores mais dedicados, pais mais participativos e alunos mais aplicados é o caminho para o progresso do nosso país.

Comentários