A importância do marketing e do branding para as empresas

As empresas, para que se consolidem no mercado, precisam saber utilizar bem todos os seus recursos. A boa aplicação dos recursos humanos, materiais, financeiros, mercadológicos e tecnológicos, garantirá às empresas sua sobrevivência, em mercados cada vez mais competitivos.

Os recursos mercadológicos, contidos nesses, o marketing e o branding são de fundamental importância para que a empresa possa ter informações do mercado onde atua ou pretende atuar, se relacionar com esse mercado, ouvindo e resolvendo os eventuais problemas, além de propor novas alternativas aos clientes, visando os encantar e garantir fidelização.


O marketing, dentre outros objetivos, consiste em ações de relacionamento com os clientes, ouvindo e propondo soluções, e atendendo as expectativas dos clientes. O marketing também, além de lidar com os consumidores e clientes, se preocupa em favorecer a imagem das empresas e das marcas, objetivando causar uma boa impressão aos públicos de interesse.

Já o objetivo do branding, é encantar as pessoas, através de uma marca, fazendo as pessoas associarem a marca, às coisas do cotidiano que lhes causam prazer. Também é objetivo do branding, fidelizar os clientes, de modo que eles consumam suas marcas, religiosamente, e com isso criar estratégias, utilizando até mesmo da neurociência para favorecer e facilitar esse trabalho, o de fixar nas mentes das pessoas, as suas marcas, e fazê-las consumirem, até mesmo de forma inconsciente.

O marketing e o branding, juntos determinam o sucesso das empresas, se suas estratégias forem bem elaboradas. E a chave desse sucesso, estará na escolha de profissionais extremamente qualificados e na disponibilidade das mais modernas tecnologias. 



Comentários