Educação - equidade, o primeiro passo para a igualdade.

O sistema de quotas em universidades públicas reservadas para negros é considerado um avanço na instituição de direitos aos negros no Brasil.

Se pararmos para observar que ao longo da história, os negros sempre foram destituídos de direitos, e mesmo com o acesso à educação na esfera pública, ainda há de se convir a desigualdade.

Desta forma a instituição do sistema de quotas, objetivando a inclusão dos negros nas universidades públicas é considerada uma grande vitória, dadas as circunstâncias anteriores.

Ainda sim há aqueles que criticam o sistema de quotas. Muitos querem acabar com estas, por questão de considerarem que os negros ganham vantagem e que não competem num cenário de igualdade com os demais.

Há de se perceber que aqueles que ingressam em universidades de ponta, são oriundos de escolas particulares e das melhores escolas públicas, como as ETEC´ s e os Institutos Federais de Educação. As pessoas que saem da maioria das escolas públicas brasileiras, muitas vezes não têm a oportunidade de cursar uma graduação. Apenas conseguem, aqueles que podem pagar por isso.

Compreendo essa temática da seguinte forma: o que precisa ser feito é dar as mesmas oportunidades de forma que ninguém tenha alguma vantagem, seja vantagem na qualidade do ensino, ou vantagem no processo de seleção. A saída para isso é acabar com o negócio da educação. 

Educação é dever do governo e deve ser oferecida gratuitamente e com a mesma qualidade em todas as regiões e em todos os níveis.

Assim gostaria de ver quem é que dirá que os negros teriam alguma vantagem em alguma coisa. 

Equidade é o primeiro passo para a igualdade.


Comentários