A involução da espécie humana

O homem, com o passar dos tempos evoluiu bastante. O homem se tornou um ser pensante, capaz de tomar decisões e criar muitas coisas. Tem potencial importância para o mundo e tudo o que nele há.

Entretanto, nas últimas décadas, o homem, ao invés de continuar evoluindo, crescendo, teve uma ruptura comportamental e passou a involuir.

Mas o que seria essa involução da espécie humana?

A involução, se dá, quando o homem passa a colaborar para um retrocesso e ao invés de moldar ou permitir que seu comportamento seja moldado para o bem de sua espécie, começa se permitir a cometer erros que muitas vezes serão irreparáveis.

A própria sociedade, no contexto de alguns pragmatismos de suas instituições filosóficas, busca algum tipo de separação do joio e trigo, mas se pararmos para refletir, é a própria sociedade que planta o joio.

Através de mecanismos de alienação, como a mídia, a moda e toda a cultura de massa, as pessoas se tornaram, com o passar do tempo, o joio que a própria sociedade quer arrancar.

Esse comportamento é totalmente autodestrutivo. Criar um mundo para privilegiados é provocar a decadência de uma sociedade.

Em contraponto, criar mecanismos construtivos seria o início de um programa que priorizará o resgate da sociedade e o desenvolvimento social e econômico, que com maturidade, se tornará sustentável e perene.

Para que involuir, retroceder se o caminho sempre foi a evolução e o progresso?

Comentários