O valor da derrota

Nos dias atuais, o que é ensinado como valor às pessoas é que elas precisam ter como objetivo, ser vencedoras. Prega-se o sucesso e sua importância e como as pessoas dão valor àqueles que são bem-sucedidos.

Ensina-se que pessoas bem-sucedidas tem melhor aceitação na sociedade, que são cheias de amigos e que são exemplos, modelos a serem seguidos.

Mas o que muitas vezes não é falado para as pessoas é que o sucesso não vem naturalmente, que é preciso lutar e perder inúmeras vezes, mas continuar perseverando em busca da vitória. Ou em muitas ocasiões o caminho que está sendo trilhado é errado, e que é preciso redirecionar a rota.

Muitos dizem que não devemos desistir de nossos sonhos. Mas se estivermos sonhando um sonho que não é o ideal para nós? E se talvez não tenhamos os pré-requisitos necessários para atingir o sucesso numa determinada área?

Muitas religiões e seus pregadores insistem em iludir as pessoas, dizendo que elas não podem desistir de seus ideais, uma vez que o que as pessoas realmente precisam é buscar a orientação adequada.

Prega-se vitória e vitória à qualquer custo! Mas se o destino for a derrota? E se é necessário perder, dar um passo para trás, para dar três para frente, posteriormente?

Uma coisa eu já disse nas redes sociais, que minha própria experiência com a vida e com Deus me garantiram:

Deus nos ensina a arte de saber perder e fazer introspectivas através da perda. Só quem perde, poderá saber aproveitar e dar valor ao gosto da vitória.

É esse o valor da derrota!

Comentários