Educação - haverá um êxodo diferente!

Nos últimos anos faz-se notória uma grande mudança no aspecto qualitativo da educação fora das regiões metropolitanas. É observado que a qualidade dos alunos das regiões metropolitanas está aquém das últimas décadas.

Muitos alunos formam-se e ao mesmo tempo são analfabetos funcionais. Até mesmo o nível de qualidade das escolas particulares tem diminuído bastante. Enquanto isso os alunos das zonas rurais tem um desempenho crescente se comparado a índices anteriores.

Põe-se em questão a indústria cultural e como ela tem exercido um papel deturpador dos valores da sociedade. Acontece que há  uma grande regressão no aprendizado e na qualidade dos profissionais de hoje. Se as coisas continuarem dessa forma, futuramente o Brasil importará mão de obra.

Quanto ao nível de alunos do interior do Brasil, este se dá pela falta de acesso ao conteúdo deturpador das mídias e o posicionamento conservador dos pais, que participam mais da vida dos filhos.

Se há 70 anos tivemos um êxodo rural pela falta de oportunidades, onde os migrantes buscaram oportunidades nada atrativas, amanhã haverá um êxodo diferente, pois as melhores oportunidades serão oferecidas a quem estiver melhor preparado.


Comentários