As empresas que atuam no comércio internacional, precisam de profissionais com talento para a área comercial. O trader é o profissional que trabalha na área comercial das empresas que atuam no comércio internacional
Para ser um trader é necessário ter profundos conhecimentos em administração, comércio exterior, logística e relações internacionais. Falar outros idiomas é imprescindível para essa profissão.
Muitos desafios são lançados à carreira dos traders, sobretudo a dura missão de absorver novas culturas. Para o trader, ter uma formação multicultural é muito importante e qualquer deslize pode comprometer a ampliação de novos mercados das empresas e até mesmo provocar a falência.
Para que uma empresa se internacionalize deve estar preparada, conhecer muito bem os ambientes de marketing. Não deve entrar no mercado internacional sem fazer um estudo profundo anteriormente. Muitas empresas, por achar custoso ter uma estrutura de comércio internacional, optam por um interveniente para se inserirem em novos mercados. Frequentemente procuram uma trading company. Esse tipo de interveniente do comércio internacional, domina as técnicas e possui parceiros internacionais para fazer com que os produtos entrem no mercado externo.
Atualmente, as empresas, por se preocuparem com sua marca e reputação, estão procurando fazer a entrada no comércio exterior de forma direta. Daí uma nova oportunidade para o trader, a de se tornar um consultor no processo de internacionalização de empresas.
Para o trader, as oportunidades serão sempre abertas e as experiências adquiridas em outras empresas são fundamentais para novas oportunidades no Brasil e pelo mundo afora.
Para que o Brasil se torne competitivo e proporcione mais oportunidades aos traders, ainda é necessário muitas iniciativas. Sobretudo esquecer a preocupação de manter superávits primários e iniciar um processo de importações para a modernização dos parques produtivos e ser competitivo de fato e não mais por manobras cambiais.
O trader deve estar preparado a não se apegar a um lugar, pois a qualquer momento poderá ser requisitado a desenvolver novas iniciativas que propiciarão o desenvolvimento das nações pela sua importante contribuição em alavancar as vendas no comércio internacional bem como para a iniciação e consolidação do processo de internacionalização das empresas.
Comentários
Postar um comentário