Instituto Cubatense de Ações Sustentáveis

Criar um instituto de ações sustentáveis, que inicialmente contará com um centro de reciclagem, uma fábrica de instrumentos musicais produzidos à base de materiais descartados, um projeto socioambiental e uma cozinha experimental, é a minha mais nova proposição para Cubatão.

O centro de reciclagem receberá materiais recolhidos por catadores, gerando emprego e renda. Parte da produção também poderá beneficiar a fábrica de instrumentos musicais.

A fábrica de instrumentos musicais é uma nova tendência para a produção de instrumentos musicais de musicalização infantil, contando com profissionais de artes plásticas que darão o acabamento final aos instrumentos. Esses instrumentos poderão ser comercializados com projetos que atuam na educação musical em todo o país.

O projeto socioambiental, receberá os instrumentos musicais da fábrica e será instituída uma orquestra, que também contará com instrumentos produzidos por comunidades indígenas e cotidiáfonos que são materiais reaproveitados do lixo, como sacolas plásticas, papelão, garrafas-pet, garrafas de vidro, que podem produzir sons. Os integrantes da orquestra  também poderão entender como funciona a reciclagem e qual a importância do reaproveitamento desses materiais para o meio-ambiente, além de visitarem as comunidades indígenas, que produziram seus instrumentos.

Por fim, a cozinha experimental, contará com profissionais de nutrição e gastronomia que elaborarão pratos com produtos doados ou descartados por empresas, oferecerá a produção a albergues e disponibilizará receitas aos munícipes para que saibam como melhor aproveitar os alimentos e consumir pratos deliciosos, saudáveis e com custo baixo.

Eu gostaria que esse instituto se chamasse Airton Carli, em homenagem a meu falecido sogro, que tinha um coração de ouro para com os necessitados. Caso apreciem minha proposição, senhores governantes, não se esqueçam disso!

Comentários