É fundamental nesses tempos que nós, como cidadãos, precisemos nos posicionar frente aos atuais desafios da sociedade para que se possam resolver questões como o endividamento das famílias.
O resultado desse processo dá-se pela intensificação de ações midiáticas objetivando o consumo desenfreado das famílias e contra esse marketing inconsciente não existe outra arma se não educar nossas próximas gerações.
Uma das alternativas para combater isso é instituir o marketing e consumo consciente. Se para o marketing talvez fiquemos de mãos atadas, pelo pragmatismo imposto pelo empresariado, onde objetiva-se maximizar os resultados, que partamos para a via do consumo.
Instituir a educação financeira nas escolas é a saída para minimizar o consumo, diminuir e sanar as dívidas das famílias, não somente ensinando os jovens a como lidar com dinheiro, mas também a economizar os recursos existentes em casa.
Saber como aproveitar melhor os alimentos, economizar água e energia, pesquisar melhor os preços, controlar os impulsos, evitar gastos desnecessários, poupar, observar alguma evidência de transtorno mental e tratá-lo, são iniciativas que devem ser tomadas pelos pais e familiares, em conjunto com os governos e instituições sociais, como ONG´s e igrejas.
O primeiro passo para garantir a sustentabilidade é controlar os nossos deslizes pessoais para que o país e o mundo encontrem seu caminho e caminhem nele.

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