Existe uma grande disparidade, quando se compara o ensino público e o ensino privado da educação básica. No geral, as escolas públicas deixam muito a desejar, tanto em estrutura, quanto na qualidade do ensino.
Já foram criadas uma série de proposições para tentar aproximar a qualidade do ensino público em comparação com o privado, inclusive programas de educação continuada aos profissionais e programas de bonificação, que aumentam consideravelmente a remuneração.
O que nunca se pensou é que o problema, talvez seja o perfil dos alunos. Costuma-se valorizar a educação privada e para a educação pública, as pessoas não dão a mínima importância, principalmente por questões culturais mercadológicas, mas esse não é o ponto a arrazoar agora.
É necessária uma nova proposição: instituir nas escolas públicas, competições entre os alunos de ensino fundamental, objetivando oferecer bolsas de estudo aos melhores colocados, para que estes estudem em escolas particulares de ponta, conveniadas com as prefeituras. Em contrapartida, esses alunos ofereceriam um serviço de monitoria part-time nas escolas públicas, objetivando, através da colaboração, aumentar a qualidade do ensino.Tudo isso funcionaria com a supervisão de professores e coordenação de pedagogos.
A aprendizagem competitiva e colaborativa é a única forma de melhorar a qualidade do ensino público, haja vista que o melhor mecanismo discursivo e que mais funciona com adolescentes é a sedução. Podemos usar esse mecanismo discursivo, para algo que realmente acrescente coisas boas, como a educação.

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