Com o recente fechamento de milhares de postos de trabalho na cidade, seria a hora de repensar como criar novas oportunidades de trabalho para os cubatenses e como atrair empresas para Cubatão.
A obra do Anel Viário de Cubatão, veio no intuito de descongestionar o trânsito nas rodovias que cortam a cidade, mas também poderá contribuir para otimizar o tráfego de caminhões para a região do pólo petroquímico de Cubatão.
Na minha opinião, com a crise na Usiminas e a Anglo American com dificuldades na área de Nióbio e Fosfato, colocando a planta de Cubatão à venda, surge a oportunidade de se criar CLIA's Centros Logísticos Industriais Aduaneiros na cidade.
O objetivo dos CLIA's é fomentar iniciativas que possam dinamizar e aumentar o número de exportações e importações, contribuindo para a rapidez nos processos, bem como com a aproximação de industrias de beneficiamento aos portos.
Há a possibilidade de que a área onde é localizada a Usiminas, se torne um terminal portuário, por na região já existirem berços de atracação e com o aumento de produtos em carga conteinerizada e o boom da produção de grãos, Cubatão será a alternativa para a construção de um terminal de conteiners e Barnabé-Bagres para a exportação de grãos.
Nos próximos anos, os cubatenses talvez poderão sonhar com novas oportunidades de trabalho.
Sinto-me, esperançoso!
Comentários
Postar um comentário