Aliar Teoria à Prática - Centro Acadêmico-Empresarial

Historicamente, no Brasil existe uma discussão entre a relação daquilo que os universitários aprendem em sala de aula e a realidade que existe no mundo empresarial.

A frase que mais se ouve nas empresas do Brasil é: "na teoria é uma coisa, na prática é outra". Infelizmente, aqui, acredita-se que na teoria as coisas são muito bonitas de se ver, mas que são inexequíveis. Nada no Brasil ocorre conforme planejado. Há muitas divergências entre o que se aprende em teorias e o que é usado na prática. Nenhum modelo foi aplicado integralmente com sucesso em empresas brasileiras.

Se as especificações fossem exigidas à risca, não seríamos competitivos. A verdade é que as certificações são muito mais concedidas do que obtidas.

Analisei essa temática que é realidade no pólo industrial de Cubatão, pelos muitos conflitos existentes entre profissionais e empresas.

O resultado foi a proposição da criação de um Centro Acadêmico-Empresarial, onde reuniriam-se os lideres empresariais e os melhores mestres, doutores e pesquisadores, juntamente com profissionais e alunos de todas as áreas do conhecimento pertinentes, para discutir e propor como aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula, adaptando-os às realidades das organizações, num ambiente propício a inovações e geração de novos talentos nos âmbitos da pesquisa e desenvolvimento.

Seria a saída para a perenidade de nossa competitividade, valorização das grandes mentes, desenvolvimento das universidades,  da qualidade e do desenvolvimento empresarial. 

Comentários