Trecho do meu artigo, finalista do prêmio Belmiro Siqueira de Administração 2014

De conhecimento das novas realidades e frente à globalização, as novas tendências levam as empresas a se posicionar melhor frente aos atuais desafios.

Pensar, antes de fazer é fundamental. Pensar coletivamente e instituir novas vertentes de conhecimento, bem como produzir um pensamento complexo para produzir sinergias e mobilizações de todos os envolvidos no processo é o diferencial.

Surgem os pensamentos de estratégia e por fim a estratégia de recursos humanos, que vem a ser a estratégia de como se fazer estratégia.

É necessário um novo posicionamento frente aos desafios empregados no mundo global, bem como é preciso preparar as pessoas para o enfrentamento de suas limitações e crises, de seus receios e dificuldades, é necessário aguçar seus sentidos, é fundamental motivá-las principalmente intelectualmente. É preponderante produzir novas ideias, é primordial colocá-las em prática.

O mundo pede por novas mentes, novos conceitos, novos paradigmas, novas vertentes, novas ideologias.

Os sistemas estão fragilizados, e pergunta-se: como mudar?

A chave da mudança está dentro de cada um. Está na percepção de que o homem é o fator preponderante para a conquista de seus maiores objetivos.

O mundo precisa de novos líderes, líderes que influenciem positivamente o comportamento dos seus semelhantes, líderes que despertem o que há de melhor dentro das pessoas, líderes que formulem as melhores estratégias, para que estas alcancem os melhores resultados.

O mundo precisa de líderes que não temam as incertezas, que não desprezem as ideias que pareçam símplices, que valorizem os grandes profissionais, que criem ambientes onde se possam convergir os conhecimentos, onde seja possível produzir dialéticas que contribuam para solucionar coisas que até então pareciam sem solução.

O mundo precisa de estrategistas de recursos humanos, o mundo precisa encontrar recursos nos recursos existentes, precisa explorar melhor o que possui.
Nesse trabalho, poder-se-á saber como despertar o que de melhor há nas empresas, as pessoas.

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