Humildade é uma característica fundamental em qualquer ser humano, entretanto muitos soberbos, com o objetivo de manter o domínio sobre as classes inferiores, insistem em defender a ideia de que humildade deve estar ligada à submissão, mas submissão a quem?
Quando uma pessoa pobre, tem acesso à informação e conhecimento, se torna, logo, uma ameaça a quem detém o poder. O que geralmente se pensa, é que o pobre, quando esclarecido, deverá ter a ambição para tomar o poder.
Fato é que o pobre, por si só é humilde, e a única coisa que ele quer é conquistar o seu espaço e ser tratado de uma maneira menos opressora e mais igualitária.
Quando os ricos, em sua maioria, percebem que o pobre está ganhando destaque, pela sua facilidade nos mecanismos discursivos e no desempenho de suas atividades, principalmente ligadas às ações sociais, preferem dizer que esta pessoa, pobre, porém esclarecida e com desejo de mudança, não é humilde, e pelos mecanismos de comunicação, especialmente pelas grandes mídias e entidades religiosas, prega-se que o pobre não precisa de desenvolvimento intelectual e nem se envolver em grandes assuntos para que sua vida melhore.
Usam-se músicas, como Deixa a vida me levar, interpretada pelo ícone do samba, Zeca Pagodinho, ou ainda nas igrejas, a passagem de que Davi não se exercitava em grandes assuntos, tudo objetivando que os pobres não tenham aplicação em seu desenvolvimento, pois Zeca Pagodinho e Davi, eram simples, humildes, e conquistaram tudo isso, deixando a vida os levar, ou simplesmente se conformando com suas situações.
Fato é que não deixamos de ser humildes quando nos esforçamos em adquirir conhecimento, em exteriorizar o conhecimento, em nos orgulharmos de nossas conquistas, em fazer a diferença na vida das pessoas. Deixamos de ser humildes, quando almejamos o poder de qualquer jeito, quando nos utilizamos das nossas influências, para o continuísmo da miséria e da sujeição ao sistema, e principalmente, quando somos comprados pelo sistema, quando o sistema corrompe nossos valores e nosso caráter em troca de aparentarmos uma vida humilde, quando na verdade, estamos cheios de soberba.
Comentários
Postar um comentário