Desafios para o Desenvolvimento e Implementação de Programas de Incentivo às Ações Sustentáveis no Brasil

Sustentabilidade é um tema que está em pauta em todo o mundo. O problema é que em muitos lugares, a questão é tida como oportunidade discursiva, haja vista que, no correspondente às realizações, nota-se pouco ou quase nada.

A conscientização de que temos que cuidar do planeta e construir um mundo melhor para as futuras gerações, existe. Entretanto, principalmente em países como o Brasil, faltam programas de incentivo para que essas pessoas possam fazer acontecer tais transformações.

Alguém pode perguntar? Como assim, programas de incentivo? Preservar o meio ambiente é uma obrigação de cada cidadão, ninguém precisa ser incentivado a cuidar da sua própria sobrevivência.

Entretanto, somos bombardeados, há seculos por mecanismos midiáticos que incentivam o consumo desenfreado, e o pensamento do empresário é sempre obter os melhores resultados e muitos destes não medem esforços nem consequências para tal.

Recentemente apresentei um artigo que concorreu a uma bolsa de estudos, no Concurso Cultural Administrador Master 2014 - uma iniciativa do Conselho Regional de Administração de São Paulo e da Trevisan Escola de Negócios. Esse artigo falava sobre o desenvolvimento de programas de incentivo às ações sustentáveis dentro da gestão empresarial.

O objetivo do artigo era fazer com que as empresas demonstrassem aplicação no investimento de recursos para o desenvolvimento e implementação desses programas, incentivando e aproveitando idéias de seus funcionários, que poderiam se transformar em iniciativas empresariais sustentáveis tanto para a produção, quanto para a sociedade.

Nesses casos em que se discute a possibilidade de formação de um cidadão preocupado com o futuro, que pode atuar de maneira proativa e interativa nas questões cruciais da sociedade, não cabe discutir viabilidade financeira, principalmente porque o comportamento da sociedade do meio empresarial será decisivo para o futuro do planeta.

Cabe agora às instituições saber se continuar no caminho de pressionar as lideranças dos países emergentes à dar resultados a qualquer custo, com o mínimo de recursos financeiros aplicados, em contraponto com a aplicação excessiva e nada sustentável de recursos naturais é o caminho para um desenvolvimento perene.

Comentários