Educação musical de primeiro mundo em Cubatão

O Projeto Tocando em Frente, inicia suas atividades a todo o vapor, contando com profissionais do mais alto gabarito em suas atividades, e logo de início dando todo o gás, mostrando a seriedade do projeto que tem uma filosofia inovadora no Brasil, o propósito de mostrar ao cidadão que ele é o fator preponderante para a conquista de seus maiores objetivos.

Não devemos esperar que as oportunidades aconteçam na nossa vida, é preciso criar a nossa oportunidade, e foi embasado nesse aspecto que meu irmão Anderson Fabiano Souza de Oliveira, saiu da situação confortável de músico da Banda Sinfônica de Cubatão, para desenvolver um empreendimento social, caracterizado pela busca incessante da propiciação da motivação intelectual que possibilita que as pessoas saiam da inércia, do comodismo e busquem o constante aprimoramento de seus conhecimentos, comportamentos, habilidades e atitudes, objetivando a alavancagem de suas carreiras e de seus propósitos de vida.

Como irmão do Anderson, pude dar minha contribuição voluntária, através dos serviços da Potencial Consultoria e Coaching para instituir a ONG, elaborar o projeto, discutir o mecanismo para a captação de recursos e viabilizar, através de carta enviada à Secretaria de Fomento à Cultura - Ministério da Cultura, maior agilidade no reconhecimento do projeto, o que resultou, na aprovação por unanimidade pelos membros da banca examinadora das propostas culturais.

O Projeto Tocando em Frente é desenvolvido no Residencial Rubens Lara que concentra uma população oriunda de área de vulnerabilidade econômica e social, sendo removida dos Bairros-Cota e instaladas no Parque São Luiz.

Oliveira, enxergou que para que a vida possa mudar de verdade, não basta apenas uma moradia digna, é necessário uma série de iniciativas que objetivem mudar de verdade a realidade das pessoas. Com isso criou o Projeto Tocando em Frente, um trabalho de educação musical e capacitação profissional.

Para ele trabalhar com profissionais extremamente qualificados e proporcionar  oportunidades à jovens inspiradores é um diferencial.

O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cubatão, que cedeu as instalações de uma escola localizada nas imediações do residencial e de uma empresa de logística da região, que deu o aporte financeiro para que o projeto possa ter sustentação até o final desse ano.

É necessário firmar novas parcerias para garantir que uma iniciativa tão exequível e formidável como essa, não seja interrompida.

Sou aluno do curso de Técnica Vocal e pude perceber o alto nível das aulas de teoria e percepção, imprescindíveis para qualquer curso do projeto, onde o professor Germano Blume, relata registros históricos que originaram os estudos musicais e assim podemos compreender a grandeza da música e sua aplicação no nosso cotidiano, bem como sua fundamental importância em diversas áreas do conhecimento. Nunca aprendi tanto em apenas 1 dia.

Todos os professores tem excelente nível técnico e para constatar, só mesmo fazendo uma visita ao projeto.

Conheça na íntegra o Projeto Tocando em Frente, fazendo uma visita no pólo na UME Maria do Rosário, na Rua 1 Quadra 1, S/Nº - Residencial Rubens Lara - Parque São Luiz - Cubatão-SP - Brasil ou acessando o site da ONG: 


Comentários