Sustentabilidade

Desenvolvimento Sustentável. Essa é a expressão mais utilizada pelos políticos e pelos empresários. A expressão é utilizada, mas as atitudes ainda são inutilizadas. Salvo algumas empresas, que estão desenvolvendo tímidos programas de sustentabilidade, muitos ainda estão estagnados.

A obsessão por produzir, vender, está sempre em primeiro lugar. Gerar lucros e concentrar a riqueza é o objetivo principal. Mas pergunta-se, pesquisar fontes de energia renováveis, realizar investimentos em adotar menor utilização dos recursos naturais, reduzir os refugos de produção, tratar a água utilizada no processo produtivo antes de despejá-la nos rios e córregos, diminuir a emissao de dióxido e monóxido de carbono, desenvolver programas sociais de conscientização natural e geração de renda. Isso tem sido feito em larga escala?

Quando foi desenvolvida a experiência de Elton Mayo, onde o trabalhador segundo ele, daria o seu ótimo, ao invés do seu máximo, o que era defendido por Taylor, visava-se garantir que o trabalhador continuasse desempenhando suas funções de forma sustentável.

Se aproveitarmos essa pesquisa e aplicarmos a produção de bens de consumo, logo chegaremos a conclusão de que produzir e desenvolver estratégias de marketing adequadas leva a população a consumir de forma consciente.

Os Estados Unidos é a nação que mais consome e que mais disperdiça, Se o que é encontrado nos lixões de lá fosse aproveitado, daria pra montar várias lojas de artigos que nem podemos imaginar a quantidade.

Esse consumo leva à produção e a produção à poluição e escassez de recursos naturais e a escassez ao fim da humanidade.

Até quando a ganância do homem comprometerá as gerações futuras?

Comentários