Quotas em Universidades


Está sempre em evidência a discussão sobre o sistema de quotas nas universidades públicas. Muitos dizem que as quotas serão direcionadas aos negros ou aos pobres. Isso, além de ser uma injustiça com todos os que prestam o vestibular, é também uma forma de contornar o verdadeiro problema que existe em nossa sociedade, a falta de um sistema público de educação básica de qualidade.



Ao proporcionar às pessoas uma educação num mesmo nível qualitativo, as oportunidades são iguais para ricos ou pobres, dependendo apenas de suas potencialidades. Hoje, o que existe é a potencialidade financeira. Os mais favorecidos, mandam seus filhos estudar nas melhores escolas, que oferecem, melhor estrutura e corpo docente altamente qualificado.

Nas escolas públicas, o que vemos é o descaso dos governos. Se por um lado, hoje oferece-se alimentação e ensino em tempo integral, por outro, na educação pública, alguns Estados terem implantado o sistema de progressão continuada, fez com que o aluno é promovido sem saber absolutamente nada.

O objetivo dos governos, ao estabelecer a progressão continuada, é aumentar a média de estudo da população, entretanto, é promovida uma geração desqualificada e sem capacidade de ocupar e lutar por espaços de destaque no contexto social.

Jovens eleitores, estejam atentos aos reais intentos dos candidatos, principalmente analisando os seus históricos e não apenas suas propostas!

Comentários