Um porto é um importante elemento da cadeia logística. Como define o Prof. Dr. Léo Tadeu Robles, da Universidade Católica de Santos, o porto é "um porto e suas circunstâncias". Partindo desse conceito, um porto, dependendo de seu porte, do fato de ter cais público ou privado e mercadorias com as quais ele opera, pode ter bastante influência na economia tanto diretamente como indiretamente.
Um país que tem produção de bens em larga escala e exporta muitas mercadorias, deve adaptar seus portos às reais necessidades existentes. No caso do Brasil, existem muitos portos, o suficiente para atender a demanda. Entretanto não existe infraestrutura que permita o acesso aos portos, o que acaba sobrecarregando portos que já atendem uma demanda bastante expressiva.
Além disso, o conflito que existe entre porto e cidade, dá origem a várias discussões sobre qualidade de vida. Acredita-se que seria melhor desenvolver regiões que têm potencial em abrigar instalações portuárias, que aproveitar estruturas logísticas já existentes e sufocar as populações obrigando-as a conviver com o caos das estruturas viárias e mais agressões ao meio ambiente.
Comentários
Postar um comentário