Pensamento Complexo

Em outubro de 2009, foi realizado, na Universidade Católica de Santos, o VI SINAP - Simpósio Internacional de Gestão de Negócios em Ambiente Portuário.

Tive a oportunidade de participar desse simpósio, escrevendo um artigo,na sessão temática de competitividade e negócios internacionais, que foi publicado nos anais do simpósio.

Nessa sessão temática, após a apresentação do artigo da aluna de mestrado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), Silmara Cristiane Gomes, que tratava do pensamento complexo voltado para a geração de vantagem competitiva, fiz a seguinte pergunta: qual a aplicação do pensamento complexo para uma empresa que incorpora uma concorrente? A resposta que ela me deu foi "O pensamento complexo é como provar um gomo de uma laranja e saber como é o gosto dela inteira".

A princípio, achei que ela não havia respondido a minha pergunta, mas refletindo, pude observar que foi uma ótima resposta, pois quando uma empresa adquire outra, para obter informações sobre cultura e clima da organização a qual está adquirindo, geralmente é feita uma amostragem departamental, através de líderes formais e informais das equipes.

Daí a sábia colocação de Silmara, "o pensamento complexo é como provar um gomo de uma laranja e saber como é o gosto dela inteira".

Comentários