Marketing e Consumo Consciente

Há pouco tempo atrás, o Brasil e o mundo passaram por uma das piores crises do capitalismo. O que pensar sobre isso e que ações tomar?

Sabe-se que a economia mundial cresceu muito nos últimos 15 anos, resultado da massificação do marketing e do consumo. Mas quando isso acontece de maneira desenfreada, acaba ocorrendo o que o país acabou de atravessar e que alguns países ainda atravessam, a crise.

Isso ocorre devido ao poder de sedução que as ações de marketing, no que concerne à promoção, têm sobre as pessoas, que impulsionadas pelo desejo de possuir e consumir, se rendem às investidas das empresas.

As estratégias de marketing, quando são desenvolvidas de maneira responsável, precisam analisar principalmente o ambiente econômico, tanto no que diz respeito ao mercado, quanto ao poder de compra de cada cliente, segmentando o mercado pelo perfil do consumidor e desenvolvendo estratégias de promoção de acordo com as características feitas por um levantamento anterior, denominado pesquisa de mercado.

Além de preocupações econômicas, marketing e consumo consciente, também estão relacionados à preservação do meio ambiente e à responsabilidade social.

Além de ser um mecanismo útil para evitar a inadimplência e o endividamento em escala, uma estratégia adequada de marketing é chave para o desenvolvimento sustentável.

Comentários